[Resenha] Misery

By Unknown - 15:25:00


Título: Misery
Páginas: 326
Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras

Paul Sheldon é um famoso escritor de uma série de best-sellers chamada Misery. Após terminar de escrever um novo livro, sai para comemorar e se acidenta numa forte nevasca onde fica pela neve. Annie Wilkes o resgata de morrer congelado dizendo ser sua fã numero um, o que Paul não sabe é que ela é completamente louca e quer que Paul escreva sua obra-prima exclusivamente para ela, porém um lado psicótico e sádico é despertado nela quando Paul não coopera, levando seu corpo e mente ao limite nesse terror agonizante de Stephen King.


“Paul Sheldon descobriu três coisas quase simultaneamente, uns dez dias após emergir da nuvem escura. A primeira era que Annie Wilkers tinha bastante analgésico. A segunda, que ela era viciada em analgésicos. A terceira foi que Annie Wilkers era perigosamente louca.”  

É seguro afirmar que é um dos livros que mais tensos que já li, King consegue transmitir o mesmo sentimento de agonia e dor do protagonista Paul Sheldon ao leitor. Annie Wilkes é, ao mesmo tempo, seu anjo salvador e seu maldito carrasco pois suas pernas estão fraturadas e imobilizadas, ele é dependente dela para tudo, isso inclui suas necessidades (comida, banheiro, higiene) e do analgésico chamado Novril que é administrado pela cruel mulher. 

Quando Annie  lê seu ultimo romance e tem uma descoberta chocante sobre Misery, ela enlouquece e o obriga a escrever uma continuação para o livro, mudando o curso da história sem comprometer a original. Caso Paul não escreva, Annie tem diversas formas de o "incentivas", seja com agulhas, um machado ou pela simples ausência do bendito Novril.

"— É para continuar escrevendo? — Eu mato você se não continuar! — respondeu ela, sorrindo um pouco. Paul não sorriu de volta. O comentário, que ele antes consideraria uma hipérbole banal, agora parecia-lhe ameaçador." 

É interessante levar em conta que uma obra tão bem escrita tenha levado apenas 1 mês, a leitura flui bem apesar de não te prender tanto, mas são poucas páginas, o que te incentiva bastante e como todo livro do King, você simplesmente não consegue parar nas ultimas 100 páginas. Foi um dos primeiros livros que li do escritor, é uma ótima pedida para quem nunca leu nenhum livro do mestre King. O livro é bom, te deixa agoniado mas não com tanto medo quanto outras obras do escritor como It, A coisa, O Cemitério ou O Iluminado, é mais puxado para o terror psicológico. Além disso, há também partes em que é narrado o romance que está sendo escrito por Paul (Misery) que é MUITO chato, porém necessário para o completo entendimento.



Misery ganhou uma adaptação no cinema traduzida no Brasil como Louca Obsessão, a adaptação é bem fiel ao livro, portanto não aconselho a verem o filme antes de ler o livro. O livro todo é ambientado na casa de Annie, quando vi o filme imaginei q se tornaria monótono, mas o diretor conseguiu fazer um ótimo trabalho com novos personagens secundários e um ótimo elenco, incluindo Kathy Bates (atriz de American Horror Story). O filme te deixa tenso e nervoso, mas não tem a magia de te deixar na pele do protagonista como no livro, mas promete frios na barriga e você com certeza vai virar o rosto ou fechar os olhos nas cenas de tortura.






  • Share:

You Might Also Like

5 comentários

Tecnologia do Blogger.