[Resenha] A Mais Pura Verdade

By Unknown - 12:48:00

NOME: A Mais Pura Verdade
NOME ORIGINAL: The Honest Truth
AUTOR: Dan Gemeinhart
EDITORA: Novo Conceito

SINOPSEEm todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

   

Resenha:  Em "A Mais Pura Verdade" somo apresentados a Mark, um garotinho de doze anos, doente, cansado de sempre receber tratamentos que o cercam desde sempre, resolve fugir de casa. Mark sai de casa com o objetivo de escalar uma montanha, em sua bolsa vai apenas a sua máquina fotográfica, seus remédios e uma passagem de trem (só de ida) e seu cãozinho e melhor amigo, Beau.

"— (...) Mas é o que ele tem. E os hospitais são um saco. E os tratamentos são um saco. Os amigos vendo isso tudo são um saco. Ver seus pais chorarem é um saco. Então, talvez ele só queira escalar uma montanha e desaparecer".

      
 
Logo você pensa: "Que garoto maluco, tá doente e vai fugir", quando começamos a leitura vemos que não é uma história clichê de um garoto com câncer, mas de um garoto que ainda não desistiu. Ao desenrolar do livro Mark e Beau passam por diversos contratemos antes de chegar ao seu destino. Mark quer apenas fazer algo de sua escolha sozinho, sem precisar de ninguém falando por ele, sem ter que ter varias pessoas preocupadas com ele por causa do câncer. Ele quer uma aventura de verdade antes que seja um pouco tarde.

Aos poucos entendemos o que o levou a essa aventura, Mark fez uma promessa ao seu avô de escalar o Monte Rainier, e isso em parte é o que o leva a essa aventura, mas o que o faz persistir em continuar são as dificuldades e as pessoas que ele encontra em seu trajeto. Mark começa a ter uma visão mais madura e ver que a vida ainda tem o que oferece a ele.

"— (...) Um estranho é só um amigo que você ainda não conheceu. Essa é uma coisa que meu avô costumava dizer. É um ditado idiota. Tem muitos estranhos ruins por aí. Mas eu acho que, às vezes, qualquer coisa pode ser verdade."

O livro tem Capítulos e meios capítulos, narrado respectivamente por Mark e Jessie, sua melhor amiga, que assim como os pais de Mark não faz ideia onde o garoto foi, e preocupada com o amigo fica à espera de alguma noticia. É nos meios capítulos que temos a visão de como estão as coisas na casa de Mark e com seus pais, enquanto o garoto está fora de casa em sua aventura. 

"Mesmo a muitos quilômetros de distância,
um amigo ainda pode segurar a sua mão
e estar ao seu lado".

O livro tem uma narrativa incrivelmente gostosa, fácil e conquistadora. Um livro que merece ser um dos meus favoritos por ter tudo que eu amo em uma história, drama, aventura e suspense. Sem falar de Mark e Beau que meu Deus, que amizade linda desses dois. Não tenho palavras para descrever por completo esse livro, essa é A Mais Pura Verdade. 

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

Tecnologia do Blogger.