[Resenha] Extraordinário

By Unknown - 08:28:00

NOME: Extraordinário
NOME ORIGINALWonder
AUTOR: R. J. Palacio
EDITORA: Intrínseca 

PÁGINAS: 320

Sinopse


August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência um, ele é um menino igual a todos os outros. 


R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.


Resenha

August sofre de uma síndrome chamada "disostose bucomaxilofacial" e sua vida inteira muda assim que seus pais decidem coloca-lo numa escola, já que aos dez anos ele só tinha assistido aulas em casa com sua mãe. No entanto, isso não se deve a sua aparência e sim pelo fato dele ter passado por 27 cirurgias desde que nasceu.

O livro narra toda a jornada de August com todos os altos e baixos que uma criança com deficiência pode passar, porém o personagem criado por R. J. Palacio é amigável e realista, sabe exatamente como é e o impacto que vai causar nas outras crianças, revelando-se um personagem forte e otimista. Apesar da maioria das crianças trata-lo com indiferença, August faz grandes amizades que o ajudarão a cruzar essa jornada árdua. Também há capitulos onde as pessoas em volta de Auggie dizem como se sentem em relação não só a August, mas também no impacto que ele causa na vida deles em volta de Auggie e o impacto causado em suas vidas. 

Acompanharemos nesse livro como uma criança aos dez anos enfrenta o preconceito e o bullying ao tentar convencer seus colegas que ele é como qualquer outro apesar de sua aparência. No Brasil o Bullying ainda é algo pequeno em relação a outros paises onde crianças e adolescentes até mesmo suicidaram-se, portanto é muito importante para uma criança (ou adolescente) entender o quanto brincadeiras de mal gosto podem impactar alguém podendo levar a algo trágico. 

Não precisamos de olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós."

A autora foi inspirada por um acontecimento na vida dela quando estava numa sorveteria e seus dois filhos se assustaram com uma garota com deformidade facial, obrigando-os a sair do local sem causar maiores constrangimentos

Existe um carinho muito grande entre mim e esse livro, a história e o pequeno August. É impossivel ler e não se comover com sua história, acho que toda criança deveria ler Extraordinário pela lição que ele traz já que o mundo em que ele vive não é tão diferente do nosso, é complicado a relação das piadas entre os amigos, o que é engraçado pra um pode ser ofensivo pra outros e quem sofre bullying pode sofrer, levar piadas infantis pro coração. 

"A unica razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."

Em Extraordinário, no entanto, vemos que o jovenzinho sabe lidar com todos os altos e baixos, junto com sua família e seus amigos. Uma lição que se pode levar pela vida inteira, ganhou um lugar especial na minha estante. Leia a história incrível e tocante de Auggie em Extraordinário, você não vai se arrepender.



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.